PROJETO Nº 2020-1-PT01-KA102-078131 – DISCOVERING NEW WORK PRACTICES IN EUROPE
Mobilidades de curta duração – 4 semanas
8 Novembro a 8 dezembro 2021
Irlanda – Cork

23 de julho – No seguimento da primeira seleção dos candidatados realizámos a primeira reunião com o grupo de alunos dos cursos de Multimédia e Mecatrónica para esclarecimentos sobre as suas mobilidades pelo período de 4 semanas em Cork na Irlanda. Do grupo de 12 candidatos selecionados inicialmente, apenas 2 alunos de Mecatrónica e 3 de Multimédia continuaram interessados em participar neste projeto. Devido à pandemia de Covid 19, grande parte das empresas na Irlanda estiveram encerradas para além da organização intermediária com a qual trabalhamos, pelo que os restantes alunos previamente selecionados desistiram de participar nesta experiência internacional.

Devido a todos estes constrangimentos, para além da extensão da data de fim do projeto, foi ainda solicitada à agência nacional Erasmus que os formandos do curso de Gestão e Programação de Sistemas informáticos (GPSI) pudessem também integrar este grupo.

7 de outubro – Retomamos as reuniões de preparação já com a lista final de candidatos dos 3 cursos técnicos (Mecatrónica Automóvel, Multimédia e GPSI), perfazendo um total de 9 formandos. Esta reunião teve por objetivo a assinatura de contratos, informação sobre as empresas, alojamento e outras questões logísticas, tal com a viagem, alimentação e alojamento.

4 de novembro – Reunião final de Preparação, assinatura dos anexos ao contrato: “Learning Agreement e Quality comitment” e informações finais sobre a partida.

A 8 de Novembro partiram para estágio os 9 participantes, a todos desejamos que a participação no projeto Erasmus+ seja bastante enriquecedora, uma inspiração para as suas vidas e principalmente um forte impulso na continuidade de aquisição de conhecimentos.

Em Abril de 2022, contamos enviar os últimos 3 formandos do curso de GPS, mantendo-se em aberto estas as vagas.

Ao longo dos últimos anos a EPM tem vindo a apostar na diversificação da sua oferta formativa bem como em projetos de mobilidade Europeia. Faz parte da estratégia da escola desenvolver as suas propostas curriculares, desenvolver experiências de aprendizagem em contexto real de trabalho, promovendo desta forma a integração profissional dos seus formandos através dos projetos Erasmus+.

Em 2020 a EPM tem um novo projeto de Mobilidade Internacional, intitulado “Discovering new work practices in Europe”.

Estão abertas as candidaturas para 12 formandos, 6 de cada uma das áreas de formação:
Curso Técnico de Mecatrónica Automóvel;
Curso Técnico de Multimédia.

Os formandos selecionados realizarão um estágio profissional na Irlanda, na cidade de Cork, por um período de 4 semanas.

Estão abertas também as candidaturas para 6 mobilidades (Erasmus Pro) dirigidas a 3 alunos recém-diplomados da EPM de cada um dos cursos técnicos: Turismo;
Restauração (cozinha/pastelaria).

Os candidatos selecionados realizarão um estágio profissional em Granada, Espanha, na por um período de 3 meses.
Com este projeto pretende-se melhorar as competências técnicas, tecnológicas e linguísticas dos jovens e reforçar os seus níveis de autoestima e autoconfiança no mundo do trabalho bem como criar oportunidades para os formandos melhorarem as suas competências e conhecimentos acerca da europa, das suas instituições e de partilha dos valores comuns.
Não percas esta oportunidade única! Uma experiência de vida!

A Escola Profissional do Montijo– AFPDM em parceria com a Câmara Municipal de Montijo, através do Gabinete da Juventude, tem aprovado desde 2020 uma candidatura ERASMUS+ Ação 1 – Educação e Formação Profissional, Mobilidade de Jovens, para um total de 18 mobilidades, das quais 12 mobilidades pelo período de 4 semanas, e 6 mobilidades pelo período de 3 meses para recém-diplomados.

Com o título “DISCOVERING NEW WORK PRACTICES IN EUROPE” pretendemos com este projeto aumentar as perspetivas da empregabilidade dos nossos formandos, a nível nacional e comunitário, proporcionando aos jovens estágios em empresas europeias, onde vão poder adquirir uma experiência profissional em contexto de trabalho internacional, num país europeu e viver durante aquele período numa cidade desconhecida com colegas que apenas conhecem do quotidiano escolar. Vão por isso também desenvolver capacidades de adaptação ao novo e ao diferente, e desenvolver competências técnicas e novos skills, que lhes poderão possibilitar uma maior e melhor integração no mercado de trabalho nacional e europeu.

Devido às circunstâncias excecionais criadas pela pandemia do COVID-19 e as sérias restrições à mobilidade física, o cronograma definido de implementação das mobilidades foi alterado. Assim, após longos meses de incerteza, voltamos agora à nossa fase de selecção de formandos, dando início às reuniões de preparação.

No seguimento da seleção final dos candidatos, realizámos no passado dia 16 de julho, a primeira reunião de preparação e esclarecimento aos participantes do projeto Erasmus+, para as mobilidades a realizar em Espanha- Granada pelo período de 3 meses.

Esta reunião teve por objetivo disponibilizar informações gerais sobre o projeto de mobilidade, como o país/cidade, datas de realização, locais de estágio, viagens, alimentação e alojamento, documentação necessária, sobre o curso de línguas OLS, e também para esclarecer questões relacionadas com uma experiência profissional e pessoal fora de Portugal em contexto de estágio.

Além dos formandos também estiveram presentes os directores de curso de restauração e Turismo, dinamizada pela responsável do projeto, Dra. Ana Marcelino do Gabinete da Juventude da Câmara Municipal do Montijo.

Foi um momento onde pais e formandos revelaram um grande entusiasmo e envolvimento com este projeto educativo internacional promovido pela AFPDM-EPM em parceria com o Gabinete da Juventude da Câmara Municipal do Montijo.

Aos participantes selecionados desejamos que a participação no projeto Erasmus+ seja bastante enriquecedora, uma inspiração para as suas vidas e principalmente um forte impulso na continuidade de aquisição de conhecimentos.

Para mais informações contactar:
Escola Profissional do Montijo/AFPDM Diretor João Martins – 912266114
Coordenadora do projeto: Ana Marcelino – 914867432
Gabinete da Juventude da Câmara Municipal do Montijo