A Escola Profissional do Montijo em parceria com o Gabinete da Juventude da Câmara Municipal do Montijo, tem vindo a construir uma internacionalização sólida da instituição ao longo dos últimos anos com a realização de experiências de mobilidade e de cooperação internacional um pouco por toda a Europa.

Entre 2012 e 2020 implementamos vários projetos Leonardo da Vinci e Erasmus, tendo sido realizadas dezenas de mobilidades, com os alunos da Escola Profissional de vários cursos técnicos, com pessoal educativo, docente e não docente, em atividades de formação em contexto de trabalho, atividades de jobshadowing ou de formação, noutras instituições europeias ligadas ao ensino profissional. Contudo, a possibilidade de participação esteve sempre dependente de uma candidatura anual, que limitou os planos de internacionalização da escola a um curto espaço temporal de um ou dois anos.

Esta Acreditação Erasmus marca agora o início do novo Programa Erasmus 2021-2027.

A Acreditação agora obtidaenquanto coordenador de um consórcio de escolas confirma os elevados padrões de qualidade da Escola Profissional do Montijo no que se refere à sua internacionalização e à capacidade que tem vindo a revelar ao nível da concretização de projetos europeus que, sucessivamente, têm permitido que dezenas de alunos e professores da nossa instituição possam vivenciar experiências Erasmus noutros países europeus.

Este consórcio liderado pela Escola Profissional do Montijo tem como parceiros, a Escola Secundária Poeta Joaquim Serra do Montijo, a Escola Secundária Jorge Peixinho do Montijo, a Escola Técnica Profissional da Moita e a Escola Secundária do Pinhal Novo, permitindo a um conjunto de jovens do ensino profissional usufruírem de um experiência de estágio num contexto laboral  em diversas áreas, aumentando as suas oportunidades, o seu conhecimento técnico, a valorização dos seus percursos académicos e, sobretudo, valorizando-os sob o ponto de vista humano.

Com a aprovação da Acreditação Erasmus até 2027, a Escola Profissional do Montijo torna-se assim numa referência europeia de que muito nos orgulhamos.

Ana Marcelino, Coordenadora de Projeto

Gabinete da Juventude da CMM