Ensino Profissional

Importância

Fornecemos habilidades técnicas e práticas necessárias para impulsionar a inovação, o empreendedorismo e o desenvolvimento dos nossos alunos e do nosso país.

Acesso ao Ensino Superior

Existem várias vias de acesso ao ensino superior para que os nossos estudantes prossigam os estudos académicos após concluírem um curso profissional.

Parcerias

Destaque para as parcerias estabelecidas entre a nossa escola e várias empresas, garantindo uma formação mais alinhada com as necessidades do mercado e oportunidades de estágio e emprego.

Reconhecimento e Certificação

Os nossos alunos são certificados e reconhecidos nacional e internacionalmente, o que facilita a inserção no mercado de trabalho.

Teoria e Prática

Combina a formação teórica com a experiência prática, preparando os alunos para o mercado de trabalho.

Diversidade

A diversidade de cursos profissionais disponíveis na nossa escola abrangem diversas áreas, como tecnologia, turismo, indústria e comércio.

Sobre o Ensino Profissional

Os cursos profissionais conferem uma equivalência escolar ao 12.º ano e uma qualificação de nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações, tendo como finalidade principal, a integração no mundo do trabalho. Estes cursos possibilitam aos jovens o prosseguimento de estudos no ensino superior e têm a duração de três anos. As disciplinas estão agrupadas em três componentes de formação (sociocultural, científica e tecnológica), organizadas segundo uma estrutura modular e permitem uma maior flexibilidade de acordo com os ritmos diferenciados de aprendizagem dos alunos.

Dentro da componente tecnológica insere-se ainda a Formação em Contexto de Trabalho, uma experiência no mundo do trabalho onde os alunos adquirem e demonstram as competências apreendidas. Este é um período fundamental que os prepara para um futuro profissional. A conclusão do curso culmina com a realização e apresentação de um projeto, a Prova de Aptidão Profissional, trabalho este que assume a natureza de projeto transdisciplinar, em que se evidencia uma dimensão teórica, integradora dos saberes adquiridos e uma dimensão prática, em estreita ligação com o contexto de trabalho.

Planos Curriculares

Rua José de Almada Negreiros, nº217 Afonsoeiro