
No âmbito do projeto de mobilidade 2022-1-PT01-KA121-VET-000065540 ERASMUS+ direcionado para mobilidade individual para fins de aprendizagem do ensino profissional, a Escola Profissional do Montijo detém uma acreditação ERASMUS assente num consórcio de escolas liderado pela Escola Profissional do Montijo tendo como parceiros a Escola Secundária Poeta Joaquim Serra, a Escola Secundária Jorge Peixinho, a Escola Técnica Profissional da Moita e a Escola Secundária do Pinhal Novo.
Com base neste projeto, realizaram-se 14 mobilidades de curta duração em Salerno (Itália) e Granada (Espanha), respetivamente. Realizaram-se também nove mobilidades de longa duração, por um período de 120 dias, em Valencia.
Nestes períodos de mobilidades no exterior, por forma a realizar os seus estágios profissionais ou a incrementar as suas competências, os formandos das áreas de Restauração, Gestão de programação de sistemas informáticos e de Tecnologias de informação e multimédia tiveram a oportunidade de efetuar diversas visitas culturais nos locais onde estiveram a desenvolver as suas atividades, o que contribuiu para o engrandecimento das competências individuais e culturais dos formandos.
Importa também salientar que todos os alunos viram as suas mobilidades de formação em contexto de trabalho, realizadas através do programa Erasmus+, reconhecidas através de Certificado Europass, documento que reconhece e comprova as suas competências a nível europeu. O trabalho desenvolvido pela Escola Profissional do Montijo na realização das mobilidades de longa e curta duração reforçam as expectativas de sucesso dos estágios, nos quais os alunos reconhecem importância para o seu crescimento profissional e pessoal.
14 formandos da Escola Profissional do Montijo realizaram estágios profissionais em Itália e Espanha ao abrigo do programa Erasmus +

Com intuito de proporcionar aos nossos formandos a oportunidade de realizarem o seu estágio profissional num país diferente e terem uma experiência, não só enriquecedora para o seu percurso profissional, como para a sua vida enquanto jovens, a Escola Profissional do Montijo enquanto coordenadora de um consórcio de escolas realizou mais um projeto Erasmus+.
No período de 24 a março a 24 de abril, 8 dos nossos formandos partiram rumo à cidade de Salerno em Itália, para embarcarem na maior aventura das suas vidas.
Durante 32 dias realizaram um estágio profissional nas suas áreas de formação nomeadamente: gestão e Programação de Sistemas informáticos, Multimédia, em entidades com grande experiência em acolhimento de jovens Erasmus.
Foi com imenso entusiamos e profissionalismo que a empresa FMTS Experience, nossa parceira, nos acompanhou no primeiro dia de estágio às entidades de acolhimento, Armonia – Azienda informática, Bioharmonia SRLS, Zenzero Concept Store e pensiero Fiorito, que receberam os nossos formandos com muito carinho, integrando-os de imediato nas equipas de trabalho.
No período de 10 de abril a 11 de maio, outros 6 formandos realizaram as suas mobilidades pelo período de 32 dias, em Granada, Espanha dos mesmos cursos técnicos.
Através da organização de apoio espanhola Motum Experience, estes jovens realizaram o seu estágio nas seguintes empresas em Granada: copicopi, Hita Graphics, Pegatina Store e Arena Pro Gaming.
Todos os formandos foram acompanhados na primeira e última semana por professores da Escola Profissional do Montijo por forma a apoiar os jovens na sua integração no estrangeiro, bem como no apoio à avaliação final e no retorno a Portugal.
Todos regressaram a casa com novas competências profissionais, sociais e pessoais. Viveram muitas experiências inesquecíveis!
É com grande certeza que a ESCOLA PROFISSIONAL DO MONTIJO continuará a proporcionar tal experiência enriquecedora aos seus formandos. Continuaremos a apostar no Programa Erasmus+ que cria a oportunidade destes jovens melhorarem as competências e aptidões necessárias ao mercado de trabalho, bem como também um contributo fundamental para uma sociedade mais empreendedora, coesa e humanista.
A entrega de certificados do projeto ERASMUS+ aos alunos de 3º ano de Técnico de Gestão de Programação de Sistemas Informáticos e Multimédia cujas mobilidades de curta duração decorreram em Salerno e Granada ocorreu no dia 12 de Julho de 2024 nas instalações da EPM. Todos os alunos viram as suas mobilidades de formação em contexto de trabalho, realizadas através do programa Erasmus+, reconhecidas através de Certificado Europass, documento que reconhece e comprova as suas competências a nível europeu. O trabalho desenvolvido pela Escola Profissional do Montijo na realização das mobilidades de longa e curta duração reforçam as expectativas de sucesso dos estágios, nos quais os alunos reconhecem importância para o seu crescimento profissional e pessoal.







