Projeto de mobilidade para formandos da EPM – “International Internships- a bridge to employability”

O projeto “ International Internships- a bridge to employability” destinou-se a 34 alunos da EPM, todos eles do ensino secundário e profissional do 11º e 12º ano de escolaridade, nível IV, com idades compreendidas entre os 16 e 20 anos. As perspetivas em termos de formação passaram essencialmente, para além dos aspetos pessoais e sociais (comportamentos e atitudes) pelo aprofundamento dos seus conhecimentos e competências técnicas e tecnológicas, nas seguintes áreas: Restauração (Cozinha/pastelaria e Mesa/bar) e Técnico de gestão de equipamentos informáticos e Técnico de Turismo. Este grupo possui formações técnicas específicas e requerem uma especialização no desenvolvimento laboral pelo que a experiência em contexto real de trabalho se torna um instrumento decisivo para a sua integração no mercado de trabalho.

Os estágios tiveram lugar em Valência, Espanha para os participantes de Restauração, no Reino Unido, em Portsmouth para os participantes de Informática, e em Itália, Roma para os participantes de Turismo. Os estágios realizaram-se em empresas de informática, restaurantes, pastelarias, receções de Hotéis e agências de viagens com uma duração de 3 semanas, período este considerado suficiente à familiarização com o local de trabalho, com as tarefas atribuídas e com as diferenças linguísticas e culturais. A melhoria dos níveis de empregabilidade, a promoção da auto-confiança, a ampliação dos níveis de responsabilidade e autonomia, o trabalho de equipa, a diversificação das práticas de formação em contexto de trabalho, o alargamento dos horizontes pedagógicos e formativos dos alunos e das próprias escolas e o reconhecimento e certificação das competências adquiridas em contexto transnacional, foram alguns dos aspetos que acompanharam os estágios.

Todos os alunos receberam um certificado de participação das empresas de acolhimento e um certificado de Mobilidade Europass para validar as competências adquiridas numa mobilidade num estrangeiro.