PO APMC – Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas

A Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo (AFPDM) é uma associação de desenvolvimento local, sem fins lucrativos, que tem por objeto o desenvolvimento local e regional integrado, desenvolvendo atividades tais como a educação, formação profissional e qualificação dos recursos humanos, bem como o desenvolvimento de atividades culturais, científicas, tecnológicas, ambientais, pedagógicas e sociais, promovendo o emprego, os direitos, igualdade de oportunidades e género, nomeadamente através da inclusão social, visando o progresso local e regional e, bem assim, prestar serviços nas diversas áreas mencionadas para atingir os respetivos fins.

Assim, e tendo em conta o seu âmbito de intervenção na área social, a AFPDM participa na implementação do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC). A funcionar desde outubro de 2017 com términus a 30 de Novembro de 2019, este pretende ser um instrumento de combate à pobreza e à exclusão social em Portugal. Considerando que as principais causas desta problemática são estruturais, mas agravadas por fatores conjunturais, o Programa encontra-se estruturado numa lógica de intervenção mediante o apoio alimentar e outros bens de consumo básico, assim como no desenvolvimento de medidas de acompanhamento que capacitem as pessoas mais carenciadas a vários níveis, promovendo assim a sua inclusão. Deste modo, o Programa visa:

  • Diminuir as situações de vulnerabilidade;
  • Integrar as pessoas e os agregados familiares mais frágeis;
  • Reforçar as respostas ao nível das políticas públicas existentes;
  • Promover e fomentar a proximidade com a comunidade, contribuindo para a sua inclusão e bem-estar;
  • Promover ações de acompanhamento, que permitam capacitar na seleção e prevenção do desperdício, bem como na questão da otimização da gestão do orçamento familiar, nomeadamente através de sessões de esclarecimento, de sensibilização e de informação.

Sendo uma medida de caráter territorial, foram efetuadas parcerias entre as Instituições da região, ficando o Banco Alimentar contra a Fome – Setúbal como entidade coordenadora do projeto e a AFPDM como uma das entidades mediadoras, sendo responsável pela distribuição no Afonsoeiro/Sarilhos Grandes e Alcochete, abrangendo um total de 86 destinatários.

Para qualquer esclarecimento ou mais informações pode contactar a Escola Profissional do Montijo: 212313862 | email da escola.