A ESCOLA PROFISSIONAL DO MONTIJO É ASSOCIADA DA UNESCO NO MUNDO

A Escola Profissional do Montijo, desde o inicio do mês de novembro uniu-se a rede das escolas associadas a Unesco, com um conjunto de atividades que visam trabalhar “A Educação para o Desenvolvimento Sustentável.”

A UNESCO é a única Organização das Nações Unidas especializada em educação. Desde a sua criação, em 1945, que tem trabalhado para a melhoria da educação em todo o mundo, através de iniciativas diversas, concessão de apoio técnico, da elaboração de projetos inovadores, no reforço da formação especializada e do trabalho em rede. A UNESCO crê que a educação oferece respostas para muitos dos problemas que a Humanidade enfrenta e a educação é a maneira eficaz de lutar contra a pobreza para a construção de uma cultura de paz. Os três objetivos estratégicos da UNESCO no âmbito educativo são:
1. Promover a educação como um direito fundamental

2. Melhorar a qualidade da educação

3. Estimular a experimentação, a inovação e o diálogo

E mediante a Estratégia a Médio Prazo 2015/2021 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na nova Agenda Pós 2015, foram delineados os seguintes propósitos:

– Promover a Educação como instrumento essencial para o desenvolvimento económico e social

– Dinamizar a visão humanista e integral da educação como direito humano

– Incrementar uma educação de qualidade

– Fomentar uma Educação para a Cidadania Global

A Rede das escolas associadas trabalha em prol de quatro grandes temas de estudo:

1. As preocupações mundiais e o papel das Nações Unidas

2. A educação para o Desenvolvimento Sustentável

3. A paz e os Direitos Humanos

4. A aprendizagem intercultural

A principal missão de uma escola associada é a de fomentar a cooperação internacional e a paz. No âmbito nacional, importar inovações e dinamizá-las no sistema educativo e no plano internacional difundir os resultados obtidos.

 

Escola Profissional do Montijo e Cercima

No âmbito de um intercâmbio de turmas entre a Escola Profissional do Montijo e a Cercima, a turma de 2º ano do Curso…

Publicado por Escola Profissional do Montijo em Sexta-feira, 16 de Novembro de 2018

Feira Enoturística EPM

No âmbito do dia Europeu do Enoturismo; os cursos Técnico de Turismo apresentaram, no dia 12 de Novembro, a feira Enoturística.

No vídeo podemos ver os formandos a explicar aos colegas do 2º ano do Curso CEF OI, o conceito do Enoturismo com mostra de produtos da região.

Enoturismo

No âmbito do dia Europeu do Enoturismo; os cursos Técnico de Turismo apresentam a feira Enoturística, que se baseia na…

Publicado por Escola Profissional do Montijo em Segunda-feira, 12 de Novembro de 2018

A TERRA TREME realizou-se no dia 5 de novembro na EPM

O exercício nacional A TERRA TREME realizou-se no dia 5 de novembro, pelas 11h05.

Esta iniciativa, promovida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, procurou chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas. Com a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes foram convidados a executar os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR.

Esta atividade, incluída na área da Educação para a Cidadania, teve como finalidade desenvolver e reforçar uma cultura de segurança, promovendo uma cidadania ativa e participativa desde cedo, nas crianças e jovens dos vários níveis de educação e ensino.

Exposição de poesia visual com base nos poemas de Antero de Quental e Cesário Verde na EPM

No dia 22 de Outubro de 2018 foi inaugurada na Escola Profissional do Montijo uma exposição de poesia visual com base nos poemas de Antero de Quental e Cesário Verde com trabalhos realizados pela turma de GPSI de 3° ano. A turma foi dividida por 12 grupos, em que dois desses grupos realizaram trabalhos digitais, um grupo realizou uma maquete, dois realizaram quadros em tinta acrílica e o restante utilizou recursos como cartazes com desenho e colagem. Nesta exposição tivemos poemas como “Com os mortos” (Antero de Quental), “Sepultura Romântica” (Antero de Quental), “Homo” (Antero de Quental), “O que diz a Morte” (Antero de Quental).

Poesia Visual TGPSI 3º

No dia 22 de Outubro de 2018 foi inaugurada na Escola Profissional do Montijo uma exposição de poesia visual com base…

Publicado por Escola Profissional do Montijo em Quarta-feira, 31 de Outubro de 2018

Cerimónia de Entrega de Diplomas aos formandos que concluíram o ciclo formativo no ano letivo 2017/2018 e entrega dos Diplomas aos Alunos de Mérito

No próximo dia 23 de novembro pelas 15h30, irá decorrer no Auditório da
Escola Profissional do Montijo, a Cerimónia de Entrega de Diplomas aos formandos que concluíram o ciclo formativo no ano letivo 2017/2018.
Nesta ocasião, serão ainda entregues os Diplomas aos Alunos de Mérito do referido ano letivo.

 

A Fazer Acontecer…

No âmbito do projeto “I Am”, dinamizado pelo Projeto CLDS3G Roda Livre, a atividade “Vitaminas de A a Z “, trabalhou com a turma do Curso Técnico de Serviços Jurídicos, atualmente no 2º ano. Construir o abecedário das vitaminas, proporcionou momentos de reflexão e muita partilha. A flexibilidade curricular permite-nos novas abordagens em contexto de sala, bastante enriquecedoras. Acreditamos que as emoções são transversais a todas as nossas vivências e porque o bem-estar comum faz parte da nossa identidade, enquanto escola.