Projeto multidisciplinar “Criar Laços (para o futuro)”

No âmbito do projeto multidisciplinar “Criar Laços (para o futuro)” levado a cabo pela turma do Curso CEF-Operador de…

Publicado por Escola Profissional do Montijo em Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2018

3ª Edição do Dia da Cidade Educadora na EPM

A 30 de novembro a Escola Profissional do Montijo, associou-se à celebração do Dia Internacional da Cidade Educadora. Ao longo de todo o dia, decorreram um conjunto de ações dirigidas à comunidade educativa, em particular aos seus formandos, sob o tema “Utilização das Redes Sociais e Tecnologias de Informação e Comunicação”.

A 30 de novembro a Escola Profissional do Montijo, associou-se à celebração do Dia Internacional da Cidade Educadora. Ao…

Publicado por Afpdm – EPM em Terça-feira, 4 de Dezembro de 2018

Workshops culinários: “Natal Saudável” e “Um Natal diferente: Pais e Filhos na Cozinha”

A Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo/Escola Profissional do Montijo vai promover dois Workshops culinários: “Natal Saudável” e “Um Natal diferente: Pais e Filhos na Cozinha”.

Venha aprender receitas saudáveis e diferentes para esta época festiva e partilhar momentos de alegria com os seus mini-chefs!

Não deixe de participar nesta experiência.

Inscrições abertas nos serviços administrativos da Escola Profissional do Montijo.

Direitos Humanos, Migração e Refúgio

No passado dia 19 de novembro decorreu, no auditório da Escola Profissional de Montijo, mais uma atividade promovida pelo PICA- Projeto de Intervenção Cultura e Arte, integrada no ciclo dedicado aos Direito Humanos. A sessão “ À conversa com…” contou com a participação do Alto Comissário para as Migrações, Pedro Calado e da fotógrafa Joana Bom, autora da obra fotográfica que integra a exposição patente no átrio deste estabelecimento de ensino, “Refugiados, entre Grécia e a Macedónia”, inaugurada também nessa tarde.
O vasto conhecimento e experiência sobre a temática das migrações, assim como as suas características como orador, tornaram a apresentação de Pedro Calado muito clara, cativante e esclarecedora. Promovendo momentos de aprendizagem ativa e reflexiva sobre um assunto tão atual e relevante para a consolidação da Democracia e dos Direitos Humanos, o Alto Comissário deu mais um contributo para o combate de preconceitos através do conhecimento da realidade e para o derrube dos muros que existem em torno da questão dos refugiados. Neste contexto fará sentido lembrar a escritora Chimamanda Adichie que nos alerta para os perigos da “história única”, conduzindo à criação de estereótipos.


Num ano em que se assinalam os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, é importante reforçar os valores que devem nortear a Humanidade, promover o respeito pela dignidade da pessoa humana e a solidariedade com o “outro”.
Joana Bom, jovem formada em Economia, tem vindo a desenvolver o seu gosto pelo fotojornalismo, debruçando-se sobre temas de conflito na conjuntura atual, como a questão do fluxo de refugiados na Europa. Na sua intervenção, a fotógrafa Joana Bom partilhou a experiência vivida ao acompanhar o percurso dos refugiados que usaram a Grécia como porta de entrada entre setembro e outubro de 2015 e que enfrentaram como primeira fronteira europeia a Macedónia.
Convidamos a comunidade a visitar a exposição e conhecer o trabalho de Joana que escolheu a fotografia para retratar o drama dos refugiados e registar aquilo que nunca deveríamos ter visto no porto de Pireus, na Praça Vitória e no campo de refugiados em Gevgelija.
São imagens às quais é impossível ficar indiferente e que não iremos esquecer, mesmo que as vejamos só uma vez.

Projeto CEF OI 2º – Visita ao Canil Municipal

Nas palavras dos nossos formandos: “Ontem foi um dia de muitas emoções. Fomos visitar o Canil Municipal do Montijo, descobrimos como são as instalações, interagimos com os seus “moradores” e percebemos de que forma os podemos ajudar. 

Ficamos felizes pela forma como são bem tratados!”

Visitem o blog do CEF 2º OI clicando na imagem abaixo.

 

Visita de estudo ao Estúdio da RTP

No passado dia 30 de setembro, a turma do 2º ano do Curso Técnico de Serviços Jurídicos visitou a Rádio e Televisão de…

Publicado por Escola Profissional do Montijo em Quarta-feira, 21 de Novembro de 2018

PICA – Projeto de Intervenção Cultura e Artes na Escola Profissional do Montijo

“Direitos Humanos, Migração e Refúgio”, foi o tema que nos juntou na Escola Profissional do Montijo para a realização de mais um evento PICA. Uma tarde de múltiplas aprendizagens e desafios. Que gratos estamos! Foi com grande satisfação que recebemos o Senhor Alto Comissário para as Migrações, Pedro Calado e a fotógrafa JOANA BOM, proporcionando-nos uma excelente partilha de conhecimento e vivências, abrindo caminhos de reflexão e promovendo o questionamento em torno de uma problemática tão actual, mas frequentemente mal conhecida ou que nos chega distorcida.
A abrir a sessão tivemos o Professor João Martins, Director da EPM, que acolheu esta iniciativa com a atenção e o rigor que lhe são peculiares, sendo a Senhora Vereadora Maria Clara a fazer o seu encerramento. Todos os oradores e participantes do painel salientaram a importância da construção e desenvolvimento da massa crítica dos jovens, enquanto construtores de um futuro que chega a passos largos e se constrói aqui e agora. Aos professores da EPM, que mobilizaram e motivaram os seus alunos para este tema e para esta sessão, o grupo Pica deixa o seu agradecimento. O Pica reitera, dirigindo-se a todos os convidados do painel, o seu profundo agradecimento pela disponibilidade e interesse nesta participação e na forma como se envolveram e nos envolveram. Que gratos vos estamos!
Agradecemos a presença e o interesse de todos, principalmente dos alunos e professores. Crescemos com quem nos acompanha. Esta é a nossa matriz.

Sara Loureiro – PICA

 

Visita à Lisboa Games Week

As turmas do 1º, 2º e 3º anos do Curso Técnico de Programação e Gestão de Sistemas Informáticos, estiveram, no dia 15 de novembro, na Lisboa Games Week.

As turmas do 1º, 2º e 3º anos do Curso Técnico de Programação e Gestão de Sistemas Informáticos, estiveram, no dia 15 de novembro, na Lisboa Games Week.

Publicado por Escola Profissional do Montijo em Segunda-feira, 19 de Novembro de 2018