Périplo na Lisboa de Pessoa

A tarde de 6 de dezembro 2017 do Curso Técnico de GPSI de 3.º ano fica marcada por uma visita de estudo ao Chiado e Baixa lisboeta com o objetivo de conhecer alguns dos locais mais conhecidos por onde Fernando Pessoa passou, viveu e conviveu.

O roteiro da Lisboa de Pessoa teve início no Rossio, passando pela Rua do Carmo e Rua Garrett ao som do fado, com visita à Livraria Bertrand, Basílica da N. Sr.ª dos Mártires e Largo de S. Carlos onde o autor nasceu e viveu. Seguimos para o café “A Brasileira” onde se registaram alguns momentos junto da estátua de Pessoa e onde os formandos puderam ver alguns dos
quadros de Almada Negreiros, outro grande nome do modernismo português.
Passando o Largo de Camões, aquecemos a alma no Miradouro de Santa Catarina, junto ao Gigante Adamastor, e prosseguimos até ao Largo do Carmo, marco histórico da Revolução de abril de 74, para subir o elevador de Santa Justa. No topo, ou quase, avistámos a linda Lisboa das 7 colinas para seguirmos viagem até à rua Augusta.

Nas arcadas do Terreiro do Paço
entramos no Martinho da Arcada, onde nos sentamos naquela que era a mesa favorita de Pessoa e onde este passava horas, a falar e sobretudo a escrever, muitas das vezes em guardanapos de papel.
Foi uma tarde muito agradável, tendo sido cumpridos todos os objetivos propostos e sobretudo saído fortalecidas as relações interpessoais.

Marlene Farrim