Comunicação do Conselho de Administração da AFPDM
Antes de mais, queremos expressar o desejo que os representantes dos Associados, Colaboradores e famílias se encontrem bem.
O momento difícil e inesperado que o país e o mundo atravessam coloca a todos nós e às nossas instituições desafios imensos. Todos vamos ter que estar preparados para as vicissitudes que nos esperam e para as dificuldades que, neste período e num futuro próximo iremos enfrentar.
O Conselho de Administração da AFPDM quer transmitir aos seus Associados e Colaboradores que tudo fará para que todos os seus projetos e todos os seus colaboradores se mantenham juntos, não só neste momento mais conturbado mas também na recuperação, que acreditamos, se iniciará em breve.
A AFPDM é hoje uma Associação de desenvolvimento local que gere uma dezena de projetos, onde trabalham 124 colaboradores quer a tempo inteiro quer a tempo parcial. É com todos eles que queremos sair desta crise, sabendo que vamos enfrentar vários constrangimentos, nomeadamente de índole financeira, que exigirão alguns sacrifícios por parte de todos nós.
Por forma a minimizar o impacto na nossa Associação, o Conselho de Administração tem estabelecido diversos contactos com instituições bancárias, no sentido de assegurar os apoios financeiros necessários para cumprir os seus compromissos, com todos os colaboradores e fornecedores.
Num trabalho conjunto com o nosso gabinete jurídico, estamos a analisar, dentro dos apoios extraordinários emanados pelo nosso Governo para fazer face a esta crise, aqueles que se poderão adaptar à nossa Associação, por forma a minimizar os possíveis prejuízos e impactos das receitas, particularmente sentidas na Casa Europa, CRAM e Formação Contínua da AFPDM.
Agradecemos a colaboração de todos aguardando contributos de cada um dos colaboradores, no sentido de minimizar esta situação.
Mais uma vez agradecemos o empenho de todos deixando uma palavra de apreço e consideração aos colaboradores da AFPDM, que com todos os condicionalismos atuais para a prestação das suas atividades profissionais, têm assegurado o desenvolvimento das mesmas, permitindo assim, o “normal” funcionamento da Associação.
Montijo, 3 de abril de 2020
Presidente do Conselho de Administração
João Luis Candeias Martins

A AFPDM tem pautado a sua atividade em três grandes áreas de intervenção:
- Educação/Formação
- Apoio ao Tecido Empresarial e Integração na Vida Ativa
- Intervenção Social e Comunitária
Atualmente, beneficia de um forte enraizamento local e regional, incluindo o Concelho de Montijo e regiões limítrofes, com as quais mantém uma relação privilegiada, nomeadamente ao nível das acessibilidades. É de realçar o facto da constituição da entidade refletir, através dos seus Associados, os interesses económicos e sociais desta região.
Constituem-se, atualmente, como Associados da AFPDM:
- Câmara Municipal de Montijo
- ALISP – Associação Livre de Suinicultores Portugueses
- Centro Social de S. Pedro do Afonsoeiro
- ACISTDS – Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal
- APPPFN – Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais
- Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões, C.R.L.
- Primohorta – Sociedade de Produtores Hortícolas, Lda
- Sociedade Agrícola de Rio Frio S.A.
Continue lendo “AFPDM”